O Tenente-Coronel Roberto Fiuza da Silva está esperando há anos pelo reconhecimento de patente de Coronel da Polícia Militar do Estado da Bahia.
Na Justiça, ele já conseguiu a decisão a seu favor que, inclusive, já transitou em julgado.
Entretanto, o Governo petista da Bahia, liderado por Rui Costa, teima em não cumprir a decisão.
Em determinado período da tramitação, a Justiça chegou a impetrar uma multa diária de R$ 5 mil ao Estado. Porém, mesmo assim, Roberto Fiuza não teve concedida a sua patente na PM.
Como se não bastasse o total descaso com o militar, o Governo petista ainda conduziu indevidamente Roberto Fiuza da Silva para a “reserva”, ou seja, aposentando o Tenente-Coronel.
Com as inúmeras recusas do Governo petista, o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva – relator do caso – teve que tomar uma decisão drástica e encaminhou o pedido de “Intervenção Federal” para o caso.
Na decisão, o magistrado foi firme:
“Faz-se necessário afirmar que se os governantes não respeitam as decisões do Poder Judiciário, o caos se instala na sociedade. […]”
“Não obstante, considerando os pedidos formulados pelo Impetrante, é preciso destacar que, face a restrição da autonomia do ente federativo, a intervenção federal é medida de natureza excepcional, cujas hipóteses de cabimento são taxativamente previstas no art. 34 da Constituição da República. Segundo o inciso VI deste artigo, a intervenção da União no Estado membro só se dará se for para prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial.”
O Desembargador foi além e citou diretamente o governador Rui Costa:
“No caso, o pedido de intervenção tem como fundamento o fato de o Governador do Estado da Bahia, sem justificativa plausível, descumprir, de forma ostensiva e reiterada, decisão judicial transitada em julgado deste Egrégio Tribunal de Justiça.”
Informações do Jornal Cidade Online