No dia 27 de setembro o site Tia Cândia divulgou um verdadeiro laranjal “candidaturas femininas” do PL orquestrado por João Roma e Raissa Soares para burlar a Lei Eleitoral (veja aqui).
O amadorismo da chapa bolsonarista da Bahia foi tamanha que chegaram a lançar 4 das 12 candidaturas femininas de uma só cidade de 39 mil habitantes.
As quatro candidatas de Santa Maria da Vitória, oeste baiano, nunca disputaram cargos eletivos, tiveram suas primeiras filiações abonadas no dia 23 de março deste ano, duas não fizeram campanha nenhuma nas redes sociais e a votação dentro da cidade foi pífia, como esperado. Mas a majoritária deixou a digital do crime ao distribuir votos para as candidatas de outras cidades. Confira a votação:
ADEMOSANE QUINTINO MARTINS. Nome da urna: Keila. Não fez campanha nenhuma nas redes sociais, até o perfil é bloqueado. Keila teve uma votação geral surpreendente obtendo 785 votos, mas na sua própria cidade, teve 11 votos, comprovando que a majoritária articulou para cair votos de outros municípios para abafar o laranjal.
JOSIANE MARIA DA SILVA. Não fez campanha nas redes sociais, e só fez três postagens de política no dia 1° de setembro, quando foi orientado pela direção estadual do PL. Josiane teve 592 votos geral, e na cidade 80 votos.
JÉSSICA DOS SANTOS DE SOUZA. Não fez campanha nenhuma nas redes sociais, e tem o perfil bloqueado. Jessica obteve 200 votos geral, e apenas 11 votos na cidade.
LORRANY KIRLIA DE SOUZA. Fez campanha tímida nas redes sociais, e obteve 518 votos geral, e apenas 23 votos na cidade.
Todas as quatro candidatas acima são laranjas, e além das provas robustas (áudios e documentos) que temos, a própria majoritária deixou a digital do crime ao lançar votos de outros municípios na laranjada.
O município de 39 mil habitantes, lançou além das quatro candidatas a deputada federal, mais três candidatos (as) para estadual.
Uma candidata a deputada estadual, Jéssica Isnen, como divulgado pelo site Tia Cândia, já tinha disputado o cargo de vereadora no último pleito. Nesta eleição, ela obteve 127 votos no geral, e na cidade 28 votos.
A candidata que suspeitávamos como laranja, Greice Marques obteve na votação geral 27 votos, e na cidade 6 votos.
O município com 7 candidatos do PL não recebeu a visita da majoritária bolsonarista que ficou com medo de pisar no laranjal.
Além das 7 candidatas de Santa Maria da Vitória, o PL lançou mais duas federais na cidade vizinha, em São Félix do Coribe.
BENEDITA MARCOLINO. Como divulgamos, disputou as três últimas eleições para vereadora no município, sempre com votação pífia, e nesta eleição, obteve 241 votos no geral, e 40 votos na cidade.
ELMA NOGUEIRA. Não fez campanha nas redes sociais e só fez três postagens de campanha após a direção do PL informar que a laranjada estava sendo investigada. Elma nunca disputou eleições, e neste 2 de outubro estreou na política com 211 votos no geral, e 73 votos na cidade.
Por fim, o laranjal em Santa Maria da Vitória está confirmado, e o ministro que preside o TSE, Alexandre de Moraes, disse que candidaturas laranjas serão anuladas prejudicando toda a chapa.