O presidente da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid no Rio Grande do Norte, Kelps Lima (SD), confirmou que, em sessão secreta realizada na tarde desta quarta-feira (11), o dono da Biogeoenergy, Paulo de Tarso, denunciou autoridades do Consórcio do Nordeste.
Kelps, no entanto, não citou nomes. “As informações trazidas são de muita gravidade e também será marcada uma audiência com o procurador-geral da República onde o senhor Paulo de Tarso se comprometeu a dar novas informações”, disse o deputado estadual, em um vídeo publicado nas redes.
O encontro privado foi realizado logo após o encerramento da sessão ordinária da CPI da Covid-19, na sala da Procuradoria da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Foi impedido o acesso de jornalistas, inclusive nos corredores.
A empresa BioGeoenergy é sediada na cidade de Araraquara (SP), onde, segundo o site Tribuna do Norte, teriam sido oferecidas doações no valor de mais de R$ 4 milhões, recursos oriundos do Consórcio Nordeste, para a aquisição de respiradores pelo prefeito Edinho, do PT.
A empresa araraquarense teria sido procurada pela Hempcare Pharma Representações Ltda. para fabricar os respiradores, depois da fracassada importação dos ventiladores da China entre o fim de abril e começo de maio do ano passado
📝 Mateus Soares