Carnaval acabou, e a campanha já começou. As eleições de 2016 em Candeias será muito diferente da última que ocorreu em 2012. Apenas duas candidaturas podem polarizar o pleito: o candidato de Rui Costa/Francisco X o de ACM Neto. Oposição e situação irão se enfrentar veemente, podendo ser uma das eleições mais disputada da história política de Candeias.
O pré-candidato a prefeito, o Secretário da SEDUR Carlos Martins (PT), voltou a caminhar em Candeias, andando pelos bastidores políticos, principalmente no ninho Francisqueiro. No início do mês divulgamos que o secretário vinha ganhando força na política local; reiteramos, a força pode vir agora da máquina municipal.
Segundo informações que corre pelos bastidores, o prefeito Sargento Francisco (PSD) que está todo encrencado juridicamente, é da base do governo estadual e está precisando de um apoio político/jurídico, podendo até abdicar de sua candidatura para apoiar Carlos Martins (PT), a pedido da alta cúpula petista no estado.
É notório que Sargento Francisco quer terminar o seu mandato, entretanto, uma união com Carlos Martins lhe facilitaria. A grande prova dessa aproximação entre ambos são os últimos acontecimentos. Constantemente, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Candeias, timidamente, vem dando visibilidade ao secretário em alguns textos publicados. Perceberam?
Se o prefeito Sargento Francisco fosse para reeleição ou indicasse um outro nome (amigo/aliado), ele sabe que, um dos grandes adversários dele seria Carlos Martins. Contudo, propagar para adversário desconhecido na cidade é meio estranho, ou é ser amador.
Vale ressaltar que, durante esses dois últimos anos, Martins não fez oposição ao prefeito Sargento Francisco, apenas criticou a gestão – normal. Portanto, essa união lá em 2016 pode vingar dando continuidade nesse projeto político que já tem 7 anos no poder.
Pois é, as articulações visando 2018 passa pelas eleições municipais. O PT estadual quer a prefeitura de Candeias, no entanto, vai unir todos os partidos da base governistas em um só projeto: Martins Prefeito. Muitos políticos da base petistas começarão a lançar suas pré-candidaturas visando valorizar o passe. Aventureiros. Lá na frente todos vão estar juntinhos.
Pois bem, para apimentar o pleito o futuro adversário de Francisco/Martins vai ser indicado pelo prefeito ACM Neto (DEM), e tudo indica que seja o seu Assessor Especial, Junior Magalhães (DEM), ou então sua mãe a ex-prefeita Tonha Magalhães (PR).
A bela gestão que o prefeito de Salvador vem fazendo na Capital vem preocupando os petistas. A reeleição em 2016 é fato; em 2018, o nome de ACM Neto já desponta como favorito. Contudo, Rui Costa vem unindo os aliados nas cidades com medo de ser derrotado em 2018.
Enfim, vamos aguardar os próximos passos das articulações na cidade de Candeias.
Discussion about this post