Foi no sufoco, mas o Bahia venceu o Fortaleza por 1 x 0 na noite desta quinta-feira (13), e manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro atuando na Arena Fonte Nova. A equipe baiana voltou para a vice-liderança com 17 pontos – mesma pontuação do líder Flamengo, mas o time carioca tem saldo melhor.
No duelo dos tricolores, um primeiro tempo pouco animado – sem nenhuma finalização à meta dos dois lados. Jean Lucas desperdiçou ótima chance para o Esquadrão abrir o placar, mas mandou por cima da meta. Já a equipe cearense chegou a balançar as redes com Renato Kayzer, porém o gol foi anulado por impedimento.
O Tricolor baiano equilibrou as ações na segunda etapa e teve duas chances – mas Estupiñan perdeu de cara com o goleiro e Biel carimbou a trave. Perto do fim, Jean Lucas marcou de cabeça o único gol da partida após cruzamento na medida de Everton Ribeiro.
Na rodada nove do Brasileirão, o Bahia encara o Criciúma no próximo domingo (16). A bola rola no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, às 18h30.
O JOGO
Primeiro tempo
Bahia e Fortaleza protagonizaram um jogo bastante truncado na primeira etapa – sem nenhuma finalização à meta dos dois lados. A equipe cearense se fez mais presente no seu campo de ataque, foi mais incisiva nas jogadas e chegou a balançar as redes com Renato Kayzer, mas o gol foi anulado por impedimento. Apesar disso, foi o Esquadrão que teve a oportunidade real e mais clara para marcar. Antes, aos 13 minutos, Everton Ribeiro achou lindo passe entre a marcação e deixou Jean Lucas de cara com o goleiro João Ricardo – porém, o camisa 6 pegou mal e mandou por cima da meta. Fim de um primeiro tempo pouco animado na Arena Fonte Nova.
Incrível! Aos 13 minutos, Everton Ribeiro avançou pelo meio e, na meia-lua da grande área, deu passe em profundidade entre a marcação para Jean Lucas. O camisa 6 saiu de cara com o goleiro João Ricardo, mas pegou por baixo da bola e mandou longe, por cima da meta.
VAR em ação! Renato Kayzer recebeu lançamento na área aos 33 e se antecipou ao marcador para estufar as redes de cabeça. Porém, o atacante cearense estava impedido e o gol foi anulado.
Segundo tempo
Diferente do primeiro tempo, o jogo voltou melhor após o intervalo. O Fortaleza seguiu com o mesmo ímpeto ofensivo e, antes dos 10 minutos, teve duas boas oportunidades para inaugurar o marcador – mas Marcos Felipe interviu. Depois das substituições, o Bahia equilibrou a partida e também teve chances para marcar após duas falhas do zaguerio Titi, porém as finalizações não foram precisas. Quando indicava que o confronto entre tricolores ia terminar zerado, Jean Lucas apareceu na área e cabeceou firme para dar o triunfo ao Esquadrão.
Aos dois minutos, Pedro Augusto ganhou dividida no meio e a bola sobrou com Martínez. O volante soltou uma bomba da intermediária e o goleiro Marcos Felipe espalmou o perigo para não se complicar.
Quase! Tinga disparou pela direita aos oito e cruzou para a área. Martínez, mais uma vez, se antecipou à marcação e tocou na bola, mas a “casquinha” do camisa 8 passou rente à trave direita e saiu.
Perdeu! Aos 15 minutos, Oscar Estupiñan pressionou Titi, roubou a bola e saiu de cara com João Ricardo. No entanto, o centroavante pegou mal na hora da finalização e desperdiçou a chance de abrir o placar.
Aos 18, Breno Lopes arrancou em velocidade pela esquerda, cortou para dentro e bateu firme, mas Marcos Felipe defendeu.
Na trave! Aos 22 minutos, Biel contou com a falha da zaga cearense, deixou Tinga no chutão e chutou forte. Porém, a bola explodiu no poste direito e foi para fora.
Gol do Bahia! Aos 34, Everton Ribeiro cruzou na medida e Jean Lucas apareceu na primeira trave para testar firme. João Ricardo até tentou, mas a bola foi morrer no fundo das redes.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 x 0 Fortaleza
Série A – 8ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 13/06/2024 (quinta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Quarto árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
VAR: Daiane Muniz (FIFA-SP)
Gol: Jean Lucas (Bahia)
Cartões amarelos: Kanu, Caio Alexandre, Carlos de Pena e Marcos Felipe (Bahia)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Rezende e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro © (Yago Felipe) e Cauly (Carlos de Pena); Ademir (Biel) e Everaldo (Oscar Estupiñan). Técnico: Rogério Ceni
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi © e Felipe Jonatan; Pedro Augusto, Zé Welison (Machuca), Martínez (Pedro Rocha) e Hércules (Pochetino); Renato Kayzer (Lucero) e Breno Lopes (Yago Pikachu). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Por José Gabriel