Uma prática muito comum entre os futuros candidatos é demonstrar força política publicando fotos e vídeos com Bolsonaro.
Nada anormal ou imoral, se não fosse o fato de alguns usarem vídeos antigos editados e fotos com legendas fantasiosas para tentar convencer o eleitorado de que ainda detém algum tipo de prestígio junto ao Presidente.
Um exemplo disso aconteceu neste final de semana, onde um Deputado Estadual da Bahia, Capitão Alden, divulgou um vídeo de meados de 2017, ao lado do então Deputado Federal Jair Bolsonaro, onde Alden alega ser o Capitão da Bahia e o Bolsonaro ser Capitão do Brasil.
No vídeo, amadoramente editado pela equipe do Deputado Alden, Bolsonaro está visivelmente mais jovem, causando estranheza entre os seguidores, o que virou motivo de críticas de outros pré-candidatos e piada do entorno.
Se na época, Capitão Alden deteve algum prestígio político com Bolsonaro, ele perdeu no decorrer de seu mandato, ao votar pautas LGBT na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), ou apoiando ações que pedem mais poder às lésbicas e também publicando nota oficial reforçando “ESTIMA E RESPEITO” ao Governador petista, Rui Costa.
Veja a matéria de 2020, onde relata as ações pró esquerda do Deputado Alden (Clique aqui).
Enquanto muitos policiais são perseguidos politicamente e outros são mortos pelos bandidos das facções baianas, o Capitão Alden gastou seu tempo apoiando “mais poder às lésbicas” na tropa e declarou que “defenderei isso nem que arrisque a minha vida (…) é contra isso que luto”, como podemos comprovar na matéria no site oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (veja aqui).
A acusação de tentar manipular a opinião dos eleitores baianos aconteceu porque o Presidente Bolsonaro publicou dois vídeos neste ano dizendo que o seu capitão na Bahia é o pré-candidato a Deputado Federal Capitão André Porciuncula, nomeado por Bolsonaro na Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura.
Homem de confiança do Governo, que comandou todas as mudanças da Lei Rouanet, sendo o braço direito do Mário Frias e um importante secretário do Presidente Bolsonaro.
Bolsonaro fez questão de assinar a ficha de filiação de Porciuncula no PL e disse “AGORA a Bahia tem um Capitão”, em detrimento ao Capitão Alden.
Vale lembrar que André Porciuncula entregou seu cargo no Governo Federal juntamente com os demais indicados por Bolsonaro, como Mário Frias e Tarcísio de Freitas, que concorrem por São Paulo.
Mas a atitude desesperada do Deputado baiano não é um fato isolado, infelizmente muitos eleitores denunciam que pré-candidatos estão usando vídeos antigos para enganar a população e fazer parecer que são os escolhidos pelo Presidente Bolsonaro, mesmo já tendo perdido (ou sem nunca ter tido) o apoio do Presidente.
Alden é apenas um caso recente, mas essas ações constrangedoras se espalham pelo Brasil e demonstram o importância de Bolsonaro junto ao eleitorado.
Porém, nem Bolsonaro e nem o povo esquecem das Joices, Daianes, Frotas e outros que se elegeram com os votos Bolsonaristas e depois votaram em pautas da esquerda.
O Brasil despertou e está atento aos verdadeiros indicados de Bolsonaro para compor o Congresso e votarem em pautas genuinamente conservadoras.
Felizmente as redes sociais possibilitam que os oportunistas sejam identificados.