Moradores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que estudam na Universidade Federal da Bahia (Ufba), reclamam que a prefeitura da cidade suspendeu o transporte universitário em julho. O serviço, que é gratuito, teria sido suspenso sem aviso aos estudantes. À TV Bahia, o universitário Rafael Nascimento afirmou que o problema só foi percebido após colegas irem ao ponto e não conseguirem pegar o ônibus.
Ele afirma que a gestão tinha prometido manter o serviço mesmo com o fim do contrato da prestadora, mas a situação não foi resolvida. A suspensão do transporte já teria ocorrido em outros momentos, o que fez os estudantes procurarem outros meios, como caronas. Os estudantes temem que a situação demore até a prefeitura contratar uma nova empresa.
Por meio de nota, a prefeitura de Simões Filho declarou que manterá o transporte para os estudantes. Segundo a gestão, as atividades do transporte universitário para as faculdades ocorrem de acordo com o calendário acadêmico. No momento, duas universidades estariam com calendários diferentes.