O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) criticou o pedido do líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), para que Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) coloque em pauta o projeto do Executivo Estadual que tem como objetivo aumentar de 19 para 20,5% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) praticado no estado.
Segundo Sanches, que é líder da oposição na Casa Legislativa, o governo do estado segue a mesma política praticada por gestões anteriores, onerando a população com aumento de impostos, sem que haja a devolução em forma de investimentos.
“Nós temos a pior educação, a pior saúde, a pior segurança. Nós estamos caindo nos índices de avaliações de todos potenciais de investimento. Ou seja, não é esse tipo de índice que eu gostaria de falar sobre impostos. Eu gostaria de falar sobre as atividades básicas, essenciais, responsáveis pelo governo do estado, e que eles não estão dando conta. Agora, ele querer igualar imposto, quando não iguala no tipo de assistência que os outros estados dão, isso não tem cabimento”, criticou o parlamentar.
Sanches ainda lembrou que esse é o segundo aumento do ICMS pleiteado pelo governo da Bahia.
“É bom lembrar que nós já tivemos esse aumento vigorado a partir de março deste ano. E a partir daí, se você contar de março até aqui, em sete meses, ele envia o projeto para aumentar novamente. Saiu de 17 para 19%, agora de 19 para 20,5%. Eu acho extremamente ruim e triste entender que um governo que sempre diz trabalhar pelo social vem com esses aumentos de impostos, completamente desnecessários, ao nosso ver”, defendeu.