A eleição de 2022, no município de Candeias, vai ser diferente de todas. A união entre os partidos União Brasil e PP vai quebrar um paradigma na cidade, muito diferente do que aconteceu em 2014: as adversárias Maria e Tonha no mesmo partido de Paulo Souto, candidato ao governo da Bahia.
O prefeito reeleito de Candeias, Dr. Pitágoras (PP), eleito com o grupo de Maria, se tornou o grande adversário de Tonha Magalhães (UB), mas a união entre os partidos nesta eleição, pode selar uma pacificação futura entre os grupos políticos que vêm se digladiando nos últimos anos.
Dr. Pitágoras vai lançar sua esposa Soraia Cabral (PP) candidata a deputada estadual. O grupo dos Magalhães vai lançar a vereadora e ex-prefeita Amiga Jú (UB) candidata a deputada federal, e pode haver uma junção a pedido de ACM Neto (UB) para fortalecer os dois grupos, principalmente as candidatas que vão disputar cargos distintos.
A pacificação dos grupos políticos tende a beneficiar as candidatas que estouram de votos, principalmente o palanque de Neto que sai da cidade (reduto da esquerda) com mais de 70% dos votos.
Em 2024, Pitágoras não pode ir para reeleição, contudo, seu sucessor, a depender de quem seja, pode agradar o grupo dos Magalhães que pode indicar o vice.
De acordo com uma fonte, os Magalhães não tem restrição em um outro nome indicado pelo prefeito, mas que agregue politicamente, da mesma forma que o grupo de Pitágoras quer os Magalhães na futura chapa.
A eleição deste ano vai ser o termômetro para 2024.