O principal indicador de qualidade das instituições de ensino superior Brasil é o Índice Geral de Cursos (IGC). Em uma escala que vai de 1 a 5, o índice leva em conta a situação de cursos de graduação, por meio da média dos últimos resultados disponíveis do Conceito preliminar de Cursos (CPC) dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados, e também a nota Capes, que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado).
No último ciclo de avaliação, em 2013, o Ministério da Educação (MEC) classificou cursos na área de saúde e os resultados foram divulgados no final do ano no portal do Inep. Cada área do conhecimento é avaliada de três em três anos pelo Enade. Por isso o IGC tem como base os cursos avaliados nos últimos 3 anos pelo MEC.
As instituições que não conseguem atingir 3 pontos no IGC são consideradas insatisfatórias e entram na mira do MEC, podendo sofrer sanções e medidas para sanar os problemas encontrados pelo ministério.
Dentre as instituições que estão entre as piores do país está a Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (FAC), situada na Rodovia BA 522, na Caroba, em Candeias. Os cursos avaliados nos últimos 3 anos e o IGC apontam a FAC com o conceito 2, abaixo do que o MEC determina. Com informações do Portal EXAME.com
Discussion about this post