Um estudante de Santos, no litoral de São Paulo, se inspirou no principal jogador do Palmeiras, Valdivia, para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (8). De acordo com Luan Alonso, de 18 anos, a parte de química foi a mais difícil do exame e, por isso, ele, que fez a prova em duas horas, foi obrigado a dar ‘chutes no vácuo’, em analogia ao famoso drible do astro alviverde.
De acordo com Luan, que saiu do local da atividade às 15h, assim que os portões abriram, a prova foi extremamente cansativa. “Tem muito texto longo e acaba cansando. Em química resolvi chutar igual ao Valdívia, no vácuo. Confesso que tive muitas dificuldades nessa área. Estou fazendo o Enem para tentar complementar a nota e conseguir entrar em uma boa faculdade”, afirma.
Já Gabriel Alves, de 18 anos, que acompanhou Luan e também fez a prova, acredita que se saiu melhor que o amigo. “Esperava mudanças e uma avaliação mais dinâmica. Eu até gosto de ler, mas chega uma hora que a cabeça fica bagunçada porque as perguntas não são diretas. De qualquer forma, acho que deu para alcançar um bom resultado. Costumo ter sorte nessas provas. Me preparei bem”, diz.
A prova
A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (8) com um recorde de 8.721.946 candidatos e mecanismos antifraude inéditos na história da prova. Neste ano, o custo da prova R$ 52 por aluno inscrito, segundo o Ministério da Educação. Neste sábado, o exame terá duração de quatro horas e meia e os candidatos terão duas provas: ciências humanas, com 45 questões, e ciências da natureza, também com 45 questões.
A partir das 18h deste sábado e das 19h no domingo (horário de Brasília), os estúdios do G1 em São Paulo, no Rio e no Recife darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Curso e Colégio de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o Enem. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem. Fonte: G1.
Discussion about this post