O Ministério Público da Bahia (MPBA) acionou a Corregedoria Geral para instaurar um procedimento de investigação para apurar se a Oficial de Justiça, Nilzelia Cardoso dos Santos, está dificultando a entrega de mandados referentes a processos envolvendo o ex-prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade Batista e aliados, por ser sogra dele.
Nilzelia Cardoso dos Santos, é mãe da ex-secretária municipal de saúde, Naiara Andrade Cardoso, esposa do ex-prefeito afastado do cargo e sentenciado em processo de improbidade administrativa como inelegível além de devolver mais de R$2 milhões gastos com o Parque Industrial que fez uma enorme cratera no tereno e nenhuma beneficio para moradores da cidade.
Em 2019 vários sites apontaram que Nilzélia era a oficial de justiça responsável para cumprir a citação do genro Jeferson Andrade. Mas o que causou estranheza foi que nunca a sogra conseguiu localizar Jeferson para citá-lo.
O vereador Val Peças chegou a comentar a situação no plenário durante um discurso em 2019.
“Alguém dos senhores conhece Nilzelia Cardoso? Quem conhece é a oposição, é a mãe da ex-secretária, sogra do ex-prefeito. Sabe qual é a função dela senhores e senhoras? Oficial de justiça! Pasmem, ela pegou um documento que é pra notificar Jeferson prefeito, genro dela. Ela não tem nada ver com a 6ª Vara, ela é oficial de justiça. Foi lá pegou a notificação e tá de baixo do braço dela. Nós vereadores vamos entrar com uma representação contra ela”, diz e acrescenta: “Será que ela não encontra Jeferson Andrade que é seu genro?”.
Nos bastidores da política local, aliados de Jeferson afirmavam que ele dizia que isso não é uma sogra é uma mãe.
O MPBA foi além e também percebeu que não só Jeferson como seus aliados políticos também não eram citados. Entre eles, Jibson Coutinho que responde a processo por danos ao erário público pelas Empresas de Manutenções do gramado municipal estava à frente da Secretaria Municipal de Esportes.
Entenda o caso
O Ministério Público informou a Corregedoria que está investigando indícios de fraudes em licitação, desvio de verbas públicas, superfaturamento de obras e serviços de contratos celebrados com o Instituto Médico Cardiológico da Bahia que teria lesado os Municípios de Madre de Deus e de Salvador e solicitou um prazo de 30 dias para resposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O órgão determinou que a Oficial de Justiça Nilzelia Cardoso dos Santos, seja notificada no prazo de 5 dias, para apresentar manifestação dos fatos reportados neste expediente, inclusive, informar se já recepcionou mandado judicial para cumprimento em nome de Jeferson Andrade, ex-prefeito do Município de Madre de Deus.
O CNJ decidiu ainda notificar a Coordenadora da Central de Mandados da Capital, para que no prazo de 5 dias informe ao órgão se a Oficial de Justiça, Nilzelia Cardoso dos Santos já teve distribuído em seu nome mandados judiciais em nome de Jeferson Andrade, ex-Prefeito de Madre de Deus; em nome do Município de Madre de Deus e em nome do Instituto Médico Cardiológico da Bahia.
Caso seja constatada a existência de mandados distribuídos nos parâmetros acima indicados, deverá a Sra. Coordenadora da Central de Mandados desta Capital anexar os documentos correspondentes e prestar informações que entender pertinente.
Essa não é a primeira vez que a Oficial de justiça Nilzélia Cardoso sogra de Jeferson, responde a Processo Administrativo por condutas que difere a ética do cargo, inclusive, foi condenada em outro processo por descumprimento dos seus deveres.
O assunto já circulava nos bastidores e políticos apontavam que a sogra de Jeferson conseguia notificar com facilidade e rapidez os adversários de Jeferson, ele e aliados nunca são encontrados numa cidade tão pequena como Madre de Deus.
Informações Madre Sem Média