Em partida realizada na noite desta quinta-feira (16), no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia, o Brasil perdeu, de virada, para a seleção da casa por 2 a 1, pela 5ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O gol brasileiro foi marcado por Gabriel Martinelli antes de Luis Díaz, duas vezes, virar para os colombianos. Essa foi a segunda derrota seguida brasileira, que veio de derrota para o Uruguai, na 4ª rodada. Pela primeira vez na história, o Brasil perdeu duas vezes consecutivas nas Eliminatórias Sul-Americanas.
Com o resultado, a Seleção estacionou nos 7 pontos e caiu para a 5ª colocação das Eliminatórias atrás de Argentina (12), Uruguai (10), Colômbia (9) e Venezuela (8). Na próxima rodada, o time do técnico Fernando Diniz enfrenta a Argentina, na próxima terça-feira (21), às 21h30, no Maracanã, pela 6ª rodada do qualificatório sul-americano.
Vale lembrar que após a expansão da Copa do Mundo de 32 para 48 seleções, os seis primeiros colocados das Eliminatórias Sul-Americanas se classificam para o Mundial e o sétimo joga uma qualificatória contra representantes da África, Ásia e América do Norte. No momento, antes do fim da partida Chile x Paraguai, que fecha a rodada, os sete primeiros colocados, em ordem, são: Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Brasil, Equador e Paraguai. Chile, Bolívia e Peru aparecem nos três últimos lugares.
A última derrota brasileira para a Colômbia havia acontecido na Copa América de 2015. Antes da noite de hoje, o Brasil vinha de sete jogos sem perder para os colombianos, somando quatro vitórias e três empates.
1° TEMPO
A Seleção foi para o confronto desfalcada de alguns dos seus jogadores importantes como Ederson, Danilo, Éder Militão, Casemiro e Neymar.
Logo aos 2 minutos, o Brasil teve uma grande chance de abrir o placar. Em boa trama do ataque canarinho, Raphinha tocou de calcanhar para Emerson Royal que cruzou na medida para Vini Jr. Livre, o jogador do Real Madrid cabeceou por cima do gol de Vargas.
Mas não demorou para a pressão inicial brasileira resultar em gol. Aos 3 minutos, Gabriel Martinelli fez linda tabela com Vini Jr., saiu na cara do gol e tocou rasteiro no canto esquerdo de Vargas. Este foi o primeiro gol do jogador do Arsenal com a camisa da Seleção Brasileira em oito jogos.
A Colômbia foi responder aos 15 minutos. Em boa chegada pela esquerda, Luis Díaz levou a melhor contra Emerson Royal e rolou para Carrascal exigir boa defesa de Alisson. Dois minutos depois, Bruno Guimarães errou na saída de bola, Luis Díaz foi lançado em velocidade e bateu de perna esquerda. Alisson novamente fez boa defesa.
PRESSÃO COLOMBIANA
Aos 21 minutos, a Colômbia seguiu assustando o Brasil. Dessa vez, Machado tocou para o meio e Luis Díaz bateu de primeira. A bola saiu rasteira à esquerda de Alisson.
VINI JR. SAI MACHUCADO
Aos 25 minutos, Vini Jr. sofreu um desconforto muscular e precisou ser substituído. Fernando Diniz trocou o camisa 7 por João Pedro, jogador revelado pelo Fluminense e atualmente no Brighton, da Inglaterra.
James Rodríguez, jogador do São Paulo, foi mais um colombiano a assustar o gol de Alisson. Aos 40 minutos, o camisa 10 da Colômbia avançou com espaço pelo meio e chutou de pé direito. A bola passou no canto esquerdo do gol brasileiro.
2° TEMPO
A primeira chance de perigo do 2° tempo foi do Brasil. Aos 4 minutos, Bruno Guimarães recebeu na entrada da área e bateu colocado. A bola passou à esquerda do gol colombiano, levando perigo ao arqueiro Vargas.
NA TRAVE
Aos 22 minutos, Rodrygo deu linda assistência para Raphinha, que invadiu a área e bateu de pé direito. A bola beijou a trave da Colômbia.
Dois minutos depois, a torcida colombiana chegou a gritar gol no Estádio Metropolitano, em Barranquilla. Porém, o chute de Luis Díaz acertou a rede pelo lado de fora do gol de Alisson.
O atacante colombiano do Liverpool, da Inglaterra, realizou a sua sétima finalização na partida em outra boa chance, aos 26 minutos. Díaz recebeu dentro da área após passe de Sinisterra e chutou forte para boa defesa de Alisson.
DE TANTO TENTAR..
As tentativas de Luis Díaz finalmente encontraram êxito aos 29 minutos do 2° tempo. Após cruzamento pela esquerda, o camisa 7 tocou de cabeça para o fundo da rede.
VIRA, VIROU
Quatro minutos depois, Luis Díaz virou a partida para a Colômbia. James Rodríguez cruzou da direita e o jogador do Liverpool aproveitou a falha defensiva do Brasil para colocar “Los Cafeteiros” na rente do placar.
Após a virada da Colômbia, o técnico Fernando Diniz promoveu as entradas de Pepê, Douglas Luiz e Endrick. Apesar das mudanças, a equipe brasileira não conseguiu criar chances de empatar a partida e saiu derrotada do Estádio Metropolitano.
Essa foi apenas a quarta vitória da Colômbia diante do Brasil na história. No retrospecto do confronto, a Seleção venceu 21 vezes, além de 11 empates.
FICHA TÉCNICA
Colômbia 2×1 Brasil;
Eliminatórias Sul-americanas – 5ª rodada;
Data: 16/11/2023 (quinta-feira);
Local: Estádio Metropolitano, em Barranquilla (COL);
Árbitro: Andrés Matonte (URU);
Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Martín Soppi (URU);
Cartões amarelos: Davinson Sánchez (Colômbia) e Renan Lodi (Brasil);
Gols: Gabriel Martinelli, aos 3 minutos do 1° tempo. Luis Díaz aos 29 e aos 33 minutos do 2° tempo.
Colômbia: Vargas; Mosquera, Cuesta, Sánchez e Machado (Borja); Uribe (Sinisterra) e Castaño (Lerma); Carrascal (Richard Rios), James Rodríguez e Díaz; Rafael Borré (Cordoba). Técnico: Néstor Lorenzo.
Brasil: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Douglas Luiz) e Renan Lodi (Pepê); André e Bruno Guimarães; Raphinha (Endrick), Rodrygo (Paulinho), Vini Jr. (João Pedro) e Gabriel Martinelli. Técnico: Fernando Diniz.
Por Hugo Araújo