O Bahia perdeu para o Cuiabá na Arena Fonte Nova por 3 x 0 e voltou a ser ameaçado pela zona de rebaixamento. Na noite desta quinta-feira (9), Deyverson, de pênalti, Isidro Pitta e Ronald Lopes marcaram para dar a vitória ao time cuiabano. O Esquadrão caiu para a 15ª posição, com 37 pontos.
Com o resultado na 33ª rodada, o Bahia tem apenas uma vitória de vantagem para o Cruzeiro – equipe que abre o Z-4. Além disso, o time mineiro tem dois jogos a menos, e se vencer, pode complicar a situação do Tricolor na competição.
No próximo confronto, o Bahia terá mais uma vez a Arena Fonte Nova como palco. No domingo (12), a equipe baiana recebe o Athlético-PR, às 18h30, pela 34ª rodada do Brasileirão.
O JOGO
Primeiro tempo
A partida começou agitada na Arena Fonte Nova. O Cuiabá era mais incisivo e chegava no campo de ataque com poucos toques na bola. O Bahia iniciou o jogo sem conseguir acertar o encaixe na marcação e tinha dificuldades para sair do campo de defesa. O time cuiabano atacava pelos dois lados e ganhava quase todas as disputas no meio-campo. Em um desses lances, Deyverson chutou e Camilo Cándido meteu a mão na bola. O lateral esquerdo foi expulso e de pênalti, o camisa 16 inaugurou o marcador. Apesar da desvantagem no placar e no número de jogadores, o Esquadrão reagiu bem e teve boa chance para empatar com Acevedo, mas sem sucesso.
Aos dois minutos, Alan Empereur avançou pelo lado esquerdo e cruzou na área. Deyverson apareceu livre e cabeceou para a defesa de Marcos Felipe, porém, a assistente marcou impedimento.
Aos nove, Biel cobrou escanteio na primeira trave e Acevedo raspou de cabeça. Cauly chegou no segundo pau, mas não conseguiu completar.
Aos 15 minutos, Clayson arriscou de longe e o goleiro tricolor encaixou a bola sem dificuldades.
Gol do Cuiabá! Aos 20, Camilo Cándido impediu o chute de Deyverson com a mão e foi expulso. De pênalti, o centroavante cobrou no meio do gol e abriu o placar.
Aos 33, Acevedo recebeu passe de Rezende e bateu forte para a defesa do goleiro Walter. No rebote, Luciano Juba finalizou em cima da marcação.
Segundo tempo
O segundo tempo já começou com emoção. Clayson balançou as redes para o Cuiabá, mas o gol foi anulado por impedimento. Com um jogador a mais, o Dourado continuou com ímpeto ofensivo e aproveitava os espaços cedidos pelo Bahia. Sem alternativas, o Esquadrão se lançou ao ataque, mas deixou um buraco na defesa. O time cuiabano aproveitou e em jogada rápida, ampliou o placar com gol de Isidro Pitta. Sem forças, o Tricolor buscou diminuir o prejuízo com as entradas de Ademir e Rafael Ratão, porém, não surtiu efeito e o time baiano encerrou a sequência de três jogos sem perder em casa.
No primeiro minuto, Alan Empereur deu chutão e a bola sobrou para Clayson marcar. No entanto, a arbitragem assinalou posição irregular de Deyverson, que participou da jogada.
Salvo pelo VAR! Aos 13, Vitor Hugo fez falta em Derik Lacerda e foi expulso. Porém, o VAR acusou toque de mão do atacante cuiabano no início do lance e o juiz anulou o cartão vermelho.
Mais um do Cuiabá! Aos 31 minutos, em contra-ataque rápido, Derik Lacerda lançou para Pitta e o atacante saiu na cara do gol. O camisa 9 bateu na saída de Marcos Felipe, que chegou a tocar na bola, mas não impediu o segundo gol.
Aos 33, Luciano Juba cabeceiou forte, mas sem direção e Walter fez a defesa.
Aos 45 minutos, Wellington Silva partiu em velocidade e após toque de Pitta, Ronald finalizou. O goleiro tricolor espalmou para frente e a defesa afastou.
FICHA TÉCNICA
Bahia 0 x 3 Cuiabá
Série A – 33ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 09/11/2023 (quinta-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Quarto árbitro: Wagner Francisco Silva Souza (BA)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Gol: (Bahia) / Deyverson, Isidro Pitta (Cuiabá)
Cartões amarelos: Rezende (Bahia) / Jonathan Cafu, Allyson, Rikelme (Cuiabá)
Cartão vermelho: Camilo Cándido (Bahia) / (Cuiabá)
Bahia: Marcos Felipe; Kanu ©, Vitor Hugo (Rafael Ratão) e Rezende; Yago Felipe (Matheus Bahia), Acevedo, Gilberto, Camilo Cándido e Cauly (Lucas Mugni); Biel (Luciano Juba) e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni
Cuiabá: Walter ©; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Allyson (Filipe Augusto), Denilson (Ronald Lopes) e Raniele; Jonathan Cafu (Derik Lacerda), Clayson (Wellington Silva) e Deyverson (Isidro Pitta). Técnico: António Oliveira
Por Felipe Oliveira