Em confronto direto contra o rebaixamento, o Bahia perdeu para o Cruzeiro no Mineirão por 3 x 0. Na noite desta quarta-feira (25), Kanu, contra, Marlon e Bruno Rodrigues marcaram para dar a vitória à Raposa. O time baiano segue na 12ª posição, com 34 pontos.
O Bahia volta a secar os times que estão atrás para não colar no Z-4 novamente. O Esquadrão está a quatro pontos da degola, mas a vantagem pode diminuir para um caso Vasco e Santos vençam suas partidas pela 29ª rodada da Série A.
No próximo desafio, o Bahia jogará fora de casa mais uma vez. No sábado (28), o Tricolor vai até o Allianz Parque (SP) encarar o Palmeiras, às 19h, pela 30ª rodada do Brasileirão.
O JOGO
Primeiro tempo
A partida começou com o Bahia valorizando a posse de bola e tentando achar alternativas para se aproximar do gol do Cruzeiro. A Raposa chegava com cruzamentos e conseguiu abrir o placar após Kanu tentar cortar um desses lançamentos, mas o zagueiro acabou empurrando para a sua própria rede. O Tricolor sentiu o baque e começou a dar espaços para o time mineiro sair no contra-ataque. Em uma dessas oportunidades, Bruno Rodrigues parou na trave depois de sair cara a cara com Marcos Felipe. Apesar de maior posse de bola, o Esquadrão não teve boas chances para marcar e o Cruzeiro terminou o primeiro tempo melhor.
Aos 11 minutos, Matheus Jussa lançou e William apareceu de surpresa na área para desviar a bola, que passou rente à trave direita de Marcos Felipe.
Gol do Cruzeiro! Aos 18, Matheus Pereira cruzou pelo lado direito e Filipe Machado surgiu para atrapalhar a zaga do Bahia. Kanu tentou afastar a bola, mas acabou empurrando para sua própria meta.
Aos 32 minutos, Arthur Gomes puxou contra-ataque e tentou chute colocado, mas a finalização saiu à esquerda do goleiro tricolor.
Na trave! Aos 37, Gilberto tocou errado e deu a bola de graça para Matheus Pereira. O camisa 96 saiu em contra-ataque e deixou Bruno Rodrigues de cara com Marcos Felipe, mas o centroavante carimbou a trave.
Aos 43 minutos, William recebeu na esquerda, foi até a linha de fundo e cruzou para Bruno Rodrigues. O camisa 9 tentou o chute, mas foi travado por Kanu.
Segundo tempo
O Bahia voltou do intervalo com a mesma estratégia do primeiro tempo de ter a posse de bola para achar espaços na defesa mineira. No entanto, o Cruzeiro chegou ao segundo gol com Marlon, após contra-ataque letal. A partida seguiu morna, sem grandes chances para os dois lados. O Esquadrão tentou mudar o cenário com quatro substituições de vez, mas a Raposa continuou controlando o jogo, sem se expor ao perigo. No fim, Bruno Rodrigues fez o terceiro do Cruzeiro.
Segundo do Cruzeiro! Aos sete minutos, Yago Felipe errou passe e deu contra-ataque para o Cruzeiro. Arthur Gomes tocou para Marlon, que avançou até a linha de fundo e cruzou fechado. A bola passou por cima de Marcos Felipe e foi direto para o fundo das redes.
Aos 11, chegada do Bahia. Biel cruzou pela esquerda e Everaldo cabeceou forte, mas a bola passou por cima do goleiro Rafael Cabral e foi para fora.
Aos 27 minutos, Everaldo avançou pela esquerda e tocou na pequena área para a chegada de Ademir, mas o goleiro Rafael se antecipou e ficou com a bola.
No lance seguinte, Bruno Rodrigues desarmou Rezende na intermediária e arriscou de longe, mas a finalização foi por cima do gol.
Mais um gol da Raposa! Aos 42, William avançou pela direita e enxergou Bruno Rodrigues se infiltrando por trás da defesa tricolor. O camisa 9 só teve o trabalho de desviar para o fundo das redes.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 3 x 0 Bahia
Série A – 29ª rodada
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 25/10/2023 (quarta-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
Quarto árbitro: Michel Patrick Costa Guimaraes (MG)
VAR: Daniel Nobre Bins (FIFA-RS)
Gols: Kanu (contra), Marlon e Bruno Rodrigues (Cruzeiro) / (Bahia)
Cartões amarelos: Lucas Silva, Filipe Machado (Cruzeiro) / Camilo Cándido e Cauly (Bahia)
Cruzeiro: Rafael Cabral ©; William, Neris, Luciano Castan e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Lucas Silva (Nikão); Matheus Pereira, Arthur Gomes (Wesley) e Bruno Rodrigues. Técnico: Zé Ricardo
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu ©, Raul Gustavo e Camilo Cándido (Matheus Bahia); Rezende, Yago Felipe (Lucas Mugni), Thaciano (Acevedo) e Cauly (Rafael Ratão); Biel (Ademir) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Por José Gabriel