Uma operação foi deflagrada, nesta terça-feira (29), nas cidades de Salvador, Niterói e Belo Horizonte e combate uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro decorrente da exploração de jogos de azar, como o jogo do bicho. Em Salvador, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão dentro da 5ª fase da Operação Lavanderia dos Sonhos.
Foram apreendidos dinheiro em espécie, além de documentos em endereços comerciais e numa residência no condomínio Costa Verde, em Piatã, pertencentes aos empresários suspeitos. Segundo o Ministério Público, ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em alvos relacionados a pessoas físicas e jurídicas. A organização criminosa tinha como base a cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.
Essas pessoas estariam envolvidas em um complexo esquema de prestação de serviços informatizados e dissimulação de pagamentos através de operações estruturadas e utilização de empresas de fachada.
A operação contou com a participação de 80 agentes públicos, entre promotores de Justiça, delegados e agentes da Polícia Civil, policiais militares e rodoviários federais, além de policiais e servidores dos Gaecos.
Em 2022, foram deflagradas três fases da Operação Lavanderia dos Sonhos, assim como oferecida denúncia criminal pelo MPMG contra os integrantes da organização criminosa.
Segundo o MP, a partir da análise das provas, foi constatado que o consórcio criminoso contava com estruturas que ainda não tinham sido detectadas por completo quando ação penal foi oferecida à Justiça. Uma dessas estruturas consiste no desenvolvimento, aprimoramento, implantação e operacionalização dos sistemas informatizados utilizados pela organização criminosa para suas apostas ilegais e controle das operações, assim como do fluxo financeiro da atividade ilícita.