A imagem de Salvador entre os empresários do turismo está começando a mudar, para voltar ao local de onde nunca devia ter saído. Se nos últimos anos o movimento na capital puxava para baixo a média do estado, acredita-se que este ano a situação será diferente. Os motivos: investimentos como a nova orla, a visibilidade alcançada com a Copa do Mundo e a percepção de que a cidade está melhor cuidada.
De acordo com relatos de empresários do segmento hoteleiro colhidos durante a Abav Expo, em São Paulo, a busca de turistas por informações e reservas para o Verão indicam uma alta estação mais movimentada que a da última temporada. A estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) é de que o movimento de turistas aumente entre 15% e 18%.
Isto se baseia no êxito da Copa do Mundo, em ações promocionais no exterior, além de ações diretas do estado no sentido de ampliar a oferta de voos para a capital”, afirma o secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão.
Embaixador
Presidente da GJP Hotéis e fundador da operadora de turismo CVC, o empresário Guilherme Paulus afirma ser um grande fã da Bahia e diz que se tornou um “embaixador honorário” da capital baiana. “Onde eu vou digo que a cidade está de volta ao cenário turístico brasileiro, porque a imagem da cidade ficou muito desgastada nos últimos anos. E o mais legal é que outras pessoas estão dizendo a mesma coisa. Esse boca a boca é muito importante”, disse.
Ele acredita que o Brasil como um todo vai colher no próximo Verão os frutos da Copa do Mundo. “Criou-se uma expectativa bastante positiva lá fora. Acho que o Brasil conseguiu se vender bem. Internamente, este foi um ano em que o brasileiro viajou menos, em função da Copa também, então acredito que isso vai ser compensado em 2015”.
Paulus, que recentemente investiu na recuperação e reabertura do Hotel da Bahia, agora com a bandeira Sheraton, contou que o empreendimento tem superado as metas de desempenho que estavam previstas. “Fechamos o primeiro ano com uma média de ocupação de 40%. O esperado é de 30%. A partir de junho, temos registrado 60%, com picos de até 70%”, contou.
Consultas
O empresário Dilson Fonseca, diretor do Catussaba, hotel com características de resort em plena capital, faz parte do grupo dos entusiasmados com o próximo Verão. Ele acredita que o empreendimento dele vai ser beneficiado pela visibilidade que ganhou ao abrigar cinco seleções, além de familiares de jogadores durante a Copa.
Segundo ele, as operações estão reduzidas desde o final da Copa, mas o volume de consultas que tem recebido no setor de reservas indica um Verão bastante movimentado. “Já percebemos que a demanda em 2015 vai ser maior que a deste ano”, garantiu.
Para o presidente da Federação Baiana de Hospedagem (Febha), Silvio Pessoa, o entusiasmo se deve a importantes avanços na situação de Salvador, como investimentos na orla, Barra, Rio Vermelho e projetos para Itapuã, mas o cenário econômico e os preços de passagens aéreas preocupam.
“De um lado, nós estamos vendo a economia brasileira em compasso de espera em relação ao PIB (Produto Interno Bruto). Está desenhado o cenário de mais um ‘pibinho’. De outro, temos enfrentado grandes dificuldades no Verão por conta das elevações absurdas nos preços de passagens durante o Verão. É uma verdadeira cartelização. Neste cenário, não consigo vislumbrar uma grande melhora”.
Além disso, Pessoa acredita que Salvador, em particular, precisa ser mais promovida. “A prefeitura fez um bom trabalho no sentido de recuperar a autoestima na cidade, agora falta divulgar, dizer às pessoas que melhorou”. Fonte: Correio.
Discussion about this post