Além do superfaturamento nos guardas-chuvas que compõe o kit-chuva entreguem aos estudantes da rede municipal de Candeias, que viralizou no país, analisando a ata do pregão eletrônico, ficou claro um conluio entre os licitantes, tendo em vista que seis empresas que participaram fizeram a proposta de preços exatamente iguais, inclusive a ganhadora do certame que tem sede em Camaçari.
No pregão, seis licitantes apresentaram os lances nos valores de R$ 3.061.500,00; em seguida, em uma nova rodada, a empresa IMPREX LTDA — vencedora do certame –, lançou o menor valor de R$ 2.175.694,00, enquanto as demais, valores distintos, ficando evidente um direcionamento que foi ratificado pelo péssimo objeto entregue, comprovando uma fraude no processo licitatório na Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão, que tem como secretário Eriton Ramos que se intitula “especialista em licitação” e assinou a ata como autoridade competente.
Vale ressaltar que, o prefeito Dr. Pitágoras, quer remanejar Eriton Ramos da pasta de Gestão para Secretaria de Serviços Públicos para sair do foco do setor de licitações. O alcaide quer lançar Eriton como o seu sucessor, contudo, tenta blindá-lo.
Por fim, o kit-chuva conforme o contrato exigido seria um guarda-chuva, capa, meia e bota. A prefeitura só entregou os dois primeiros.