O Vitória até tentou emplacar o segundo resultado positivo em sequência, para voltar a brigar pela liderança da Série B, mas foi batido pelo Juventude. Na tarde deste domingo (2), o Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), viu o experiente Nenê marcar para deixar o placar em 1 x 0 para os donos da casa, em uma partida equilibrada.
O Leão permaneceu com 28 pontos e corre o risco de ficar fora do G-4, caso o Sport ganhe, no fim da 15ª rodada. A derrota para o Alviverde não ocorria há 19 anos, quando o time sulista ganhou o Rubro-Negro pelo Brasileirão de 2004.
Pela Segundona, o Vitória volta a jogar no próximo dia 10, segunda-feira, quando visita o Vila Nova no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO). O confronto, válido pela 16ª rodada da competição, está marcado para 20h.
O JOGO
Primeiro tempo
O Vitória jogou no seu campo de defesa nos minutos iniciais. Do outro lado, o Juventude manteve a posse de bola, explorou principalmente o lado direito, mas não criou chances perigosas até os 15. O Leão apostava nos contra-ataques e o Alviverde na construção das jogadas, mas ambas as equipes paravam em defesas bem postadas. Após os 20, o duelo começou a ficar mais movimentado, com boas chegadas para os dois lados. Na reta final, os donos da casa começaram a gostar mais do jogo e ofereceram perigo ao Rubro-Negro com chutes aos gol – o que fez falta no começo da partida. Tudo igual no Alfredo Jaconi.
O Juventude começou se impondo e já finalizou no primeiro minuto da partida.
Aos 18 minutos, Nenê encontrou Daniel Cruz infiltrando pela direita. O atacante pegou de primeira e mandou para fora.
Quatro minutos depois, a zaga do Juventude bobeou e Welder ganhou na disputa dentro da área. Na sobra, ele tocou para Osvaldo. Na chegada, o camisa 11 pegou de primeira para defesa de Thiago Couto.
Aos 36, Nenê recebeu livre na entrada da área, ajeitou e bateu forte buscando o ângulo direito de Lucas Arcanjo. A bola foi por cima do travessão. Na sequência, Reginaldo ajeitou dentro da área para Daniel Cruz, que pegou mascado e mandou para fora.
Aos 45, Gegê arriscou de fora da área, para defesa do goleiro alviverde.
No último minuto do primeiro tempo, Nenê cobrou escanteio fechadinho e quase fez um gol olímpico. Arcanjo tirou.
Segundo tempo
O Juventude voltou do intervalo oferecendo perigo ao Vitória nos primeiros segundos de jogo, assim como no primeiro tempo. Nos dez minutos iniciais, Nenê deu trabalho à defesa rubro-negra com ótima distribuição nas jogadas. O Leão usava a velocidade para tentar quebrar a marcação do adversário, mas tinha dificuldade. Já o Juventude girava a bola, mas dava de cara com um Vitória bem fechado, até que o mandante aproveitou um vacilo da defesa rubro-negra, aos 16, para abrir o placar. O Vitória mexeu para tentar uma postura mais ofensiva. Inclusive, o Rubro-Negro chegou a marcar em jogada de bola parada, mas a aribtragem viu impedimento. Na reta final, o visitante manteve a posse de bola, deu susto no Juventude, mas não conseguiu marcar para empatar o placar. Vitória dos donos da casa.
Aos dois, Jadson achou espaço e chutou rasteiro da da entrada da área, para defesa do goleiro rubro-negro. Em seguida, após tabela, Nenê toca de calcanhar para Ruan, que chegou chutando dentro da área. Mas o atacante pegou mal e a bola foi pela linha de fundo.
David teve ótima chance aos sete. Depois de roubada bola, Nenê tocou para o atacante, que chegava em contra-ataque. Ele ajeitou o corpo e tentou chapar colocado na entrada da área, mas jogou para fora.
Na resposta aos nove, Osvaldo fez jogada dentro da área, tocou para Wellington Nem, que chutou por cima do travessão alviverde.
Aos 16, numa lambança da defesa do Vitória, Nenê recebeu passe de David na pequena área e empurrou para o fundo da rede. Juventude abre o placar.
O Vitória tentou responder aos 19. Osvaldo cruzou na área, mas a defesa alviverde apareceu para tirar em escanteio.
Aos 26, o Juventude chegou com perigo pela direita, mas a arbitragem marcou o impedimento. Três minutos depois, Gegê cobrou falta com força no canto esquerdo de Thiago Couto, que espalmaou para escanteio.
Aos 31, após cobrança de falta, o Vitória chegou a marcar com João Victor, de cabeça, mas a arbitragem apontou posição irregular do camisa 5.
Em cobrança de escanteio aos 41, a bola passou por todo mundo, sobrou para Diego Torres, que chutou cruzado de primeira. A bola raspou a trave alviverde.
Aos 47, Diego Torres cruzou da esquerda, Tréllez desviou de cabeça e Pablo Diogo chutou cruzado. Osvaldo chegou de carrinho, mas não alcançou.
FICHA TÉCNICA
Juventude 0 x 0 Vitória
Série B – 15ª rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 02/07/2023 (domingo)
Horário: 15h30
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Evandro de Melo Lima (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
Quarto árbitro: Francisco Soares Dias (RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Gol: Nenê (Juventude) / (Vitória)
Cartões amarelos: Zé Marcos, Alan Ruschel, Gehring, Thiago Couto (Juventude) / Felipe Vieira (Vitória)
Juventude: Thiago Couto; Reginaldo, Zé Marcos, Danilo Boza e Alan Ruschel (Kelvyn); Jadson, Vini Paulista (Gehring), Dani Bolt e Nenê © (Fernando Boldrin); David e Daniel Cruz (Ruan). Técnico: Thiago Carpini
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca © (Pablo Diogo), Yan Souto (Léo Gomes), João Victor, Camutanga e Felipe Vieira; Gegê, Giovanni Augusto (Diego Torres) e Wellington Nem (Zé Hugo); Osvaldo e Welder (Tréllez). Técnico: Léo Condé.
Por Marina Aragão