Segundo a mais recente pesquisa Ipec, quase dois quintos dos brasileiros, 37% para ser preciso, atribuem uma avaliação positiva ao governo do Presidente Lula (PT), classificando-o como “ótimo” ou “bom”. Ademais, igual número de indivíduos (37%) considera sua gestão como regular, enquanto que 28% o avaliam negativamente, julgando-a como “ruim” ou “péssimo”. Apenas 3% dos entrevistados optaram por não responder ou disseram não saber.
A pesquisa, que foi divulgada pelo jornal O Globo, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais em ambas as direções. Comparando com os dados do último levantamento, divulgado em 11 de abril, percebe-se uma ligeira queda na avaliação positiva do Presidente Lula – de 39% para 37%, assim como um aumento na reprovação de sua gestão – de 26% para 28%.
Na primeira pesquisa deste ciclo, divulgada em 19 de março, o índice de aprovação do governo Lula estava em 41%, enquanto a reprovação estava em 24%. Os que consideravam sua administração regular eram 30% dos entrevistados.