Antônio Adonias Bastos foi o escolhido pelo governador Rui Costa (PT) para ocupar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (16), conforme adiantou o governador Rui Costa (PT).
Antônio Adonias estava na lista tríplice para preenchimento da vaga que faz parte do chamado Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). Nas redes sociais, a campanha pela escolha de Adonias foi intensa através da hastag #ToComAdoniasNoQuinto . Ele vai assumir a vaga aberta no TJ pela aposentadoria do desembargador Lourival Trindade.
A eleição causou polêmica, uma vez que, inicialmente, a vaga estava disputada por Germana Pinheiro, Antônio Adonias, Carina Canguçu, Carlos Magnavita, Vivaldo do Amaral Adães e Josemita Rebouças. No entanto, apesar de Germana ter sido a mais votada, as mulheres foram excluídas da lista e a vaga passou a ser disputada apenas pelos homens.
O novo desembargador do TJ é mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É especialista em Direito Processual pela Universidade Salvador (UNIFACS). Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e em Comunicação, com habilitação em Jornalismo, pela UFBA. É Professor de Teoria Geral do Processo e de Direito Processual Civil na graduação da Faculdade de Direito da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito. Ministra aulas na pós-graduação em Direito em diversos Estados do Brasil. Profere palestras na mencionada área do conhecimento. Possui livros e artigos publicados.
Por Daniela Pereira