A partir das 6h desta quinta-feira (08) aconteceu o ponto alto dos festejos a Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, em Salvador.
Ás 9h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, realizada a celebração eucarística que antecede a tradicional procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José pelas principais ruas do bairro Comércio, retornando para a Basílica, onde, por fim, ocorre a bênção com o Santíssimo Sacramento.
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Itapuã, as homenagens têm início às 6h com o “anúncio da alegria”, como é chamada pela comunidade a alvorada festiva, seguida da recitação do Ofício de Nossa Senhora. Haverá missas às 7h e às 10h. No final da tarde, às 16h30, acontece a procissão, saindo da Matriz e percorrendo as ruas Cacimba, Alto da Cacimba, Praça do Coreto, Ladeira do Abaeté, Rua do Dominó Clube, Praça da Coelba e retornando à Matriz. Às 18h o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão, preside a missa.
Em Periperi, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, acontece a alvorada às 6h, seguida da recitação do terço, às 6h30. Ao longo do dia serão celebradas missas às 7h, às 10h, sendo esta última presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio. No final da tarde, às 17h, deve ocorrer outra celebração eucarística.
A igreja da Imaculada Conceição, no Tororó, fará uma alvorada, às 6h, seguida de café da manhã partilhado. A missa ocorre às 8h, mas tem procissão saindo do local conhecido como ocupação, até a igreja, a partir das 14h.
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada em Valéria, acontece uma procissão a partir das 17h, com saída no Colégio Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Nova Brasília, e seguindo até o CESF, onde será celebrada a Santa Missa, presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha.
Na Lapinha, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza uma alvorada, às 6h; recitação do Oficio, às 7h; celebração da Primeira Eucaristia com as crianças da Catequese, às 8h; e missa, às 11h, sendo esta presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho.
Por Letícia Rastelly