O professor de Enfermagem e ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Jimi Medeiros, criticou e “desmentiu” a declaração do candidato do PT ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, de que o estado paga o piso salarial da categoria. O petista participou de sabatina promovida pelo UOL e Folha de S. Paulo, quando declarou que o Estado paga o piso de R$ 4750 por mês aos enfermeiros, 75% aos técnicos e 50% aos auxiliares na Bahia.
“A gente já cumpre isso aqui. E tudo que é lei, não tem o que opinar. O que é lei temos que cumprir”, afirmou Jerônimo, referindo-se a PEC que institui o piso nacional da enfermagem.
“A luta pela valorização da Enfermagem não pode ser bandeira para politicagem. A categoria quer a verdade, e que esta verdade reverbere em nossos contracheques. Somos quase 3 milhões de profissionais no Brasil, e posso afirmar que na Bahia não se cumpre o Piso Salarial da Enfermagem. Tem unidades do Estado que técnicos de enfermagem recebem um pouco mais de um salário mínimo”, rebateu Medeiros, por sua vez.