O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), manifestou apoio formal à candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (4). O mandatário mineiro esteve em Brasília (DF) com o chefe do Executivo federal e disse acreditar mais em suas ideias do que em relação ao candidato esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Eu não poderia deixar de estar aqui, colocando as nossas divergências de lado, porque sempre dialoguei com o presidente Bolsonaro. […] Eu acredito muito mais na proposta do Bolsonaro do que na proposta do adversário”, declarou Zema.
“É só perguntar para qualquer prefeito de Minas Gerais qual foi estrago que o PT fez no estado. Perguntem aos 853 prefeitos. Tivemos prefeitos que renunciaram ao mandato, que adoeceram a até suicidaram na gestão do PT”, acrescentou. “Estou aqui hoje para declarar meu apoio à candidatura do presidente Bolsonaro porque eu herdei uma tragédia [do PT].”
O governador de Minas foi reeleito em primeiro turno no último domingo (2), recebendo mais de 56% dos votos válidos. Alexandre Kalil (PSD), apoiado por Lula, ocupou a segunda posição, com 35,08% dos votos válidos.
Na disputa presidencial, porém, Lula obteve 48,43% dos votos no primeiro turno, ficando à frente do atual presidente, que marcou 43,20%. No estado, o duelo teve números muito parecidos aos do pleito nacional: Lula ganhou com 48,29% dos votos entre os mineiros, e Bolsonaro teve 43,60%.
Por Marcos Rocha