Virou praxe na política brasileira as famosas candidaturas laranjas que visam burlar a cota de gênero eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (STF). A Lei das Eleições (9.504/97) exige que os partidos políticos preenchem a cota mínima de 30% de mulheres dentre os filiados.
O PL da Bahia, liderado pelo candidato ao governo, JOÃO ROMA, e RAISSA SOARES candidata ao senado, lançou 40 candidatos a deputados federais, distribuídos entre 28 homens e 12 mulheres.
Em consulta a página “divulgacand” do TSE, logo após a Convenção Estadual do partido, puxamos os dados das 12 candidaturas femininas que disputam uma vaga na Câmara Federal, e o que nos chamou atenção é que quatro mulheres são do município de SANTA MARIA DA VITÓRIA, de 39 mil habitantes, e duas da cidade vizinha, SÃO FÉLIX DO CORIBE, de 15 mil habitantes.
Das seis candidatas do Oeste baiano, cinco nunca disputaram eleição e tiveram suas primeiras filiações abonadas no dia 23 de março deste ano.
Puxando a ficha das 6 candidatas a deputadas federais percebe-se o forte indício de candidaturas laranjas.
A candidata JÉSSICA DOS SANTOS SOUZA, no dia 2 de julho, pediu afastamento da Prefeitura de SANTA MARIA DA VITÓRIA, como determina a Lei Eleitoral, para ficar apta para disputar as eleições.
Além de JÉSSICA, entrou nessa laranjada, a sua comadre, ADEMOSANE QUINTINO MARTINS, conhecida como KEILA, que também nunca disputou uma eleição e está desempregada. Ambas não vem fazendo campanhas nas redes sociais e os perfis são privados.
A candidata LORRANY KIRLIA SOUZA, amiga das candidatas acima, também nunca disputou cargo eletivo, mas vem timidamente postando algo da campanha nas redes sociais sob pressão da direção estadual do partido. KIRLIA trabalha em uma empresa de internet.
A candidata JOSIANE MARIA DA SILVA, dona de casa, também nunca disputou cargo eletivo. E no seu perfil do Instagram, só foi alimentado com três postagens políticas no dia 1° de setembro, quando a direção estadual do PL informou que ela estava sendo investigada pelo proprietário do site TIA CÂNDIA, Luis Peixoto.
As outras duas candidatas a deputada federal são da cidade vizinha, SÃO FÉLIX DO CORIBE. confira:
A candidata BENEDITA MARCOLINO DA SILVA não tinha feito nenhuma postagem em sua página social até o dia 30 de agosto, mas no dia 31 de agosto ela fez 13 postagens de campanha de uma só vez, a pedido também da direção estadual do PL. Benedita disputou o cargo de vereadora pelo município por três oportunidades, sempre com uma votação pífia: em 2012, 122 votos; 2016, 50 votos; e em 2020, 56 votos.
A candidata ELMA NOGUEIRA DA SILVA, nunca disputou cargo eletivo, e não vinha fazendo campanha nas redes sociais, mas postou no dia 1° de setembro três imagens de campanha, e como podem observar são prints de materiais de impressão, não de designer digital.
Das seis candidatas a deputada federal, cinco são praticamente laranjas.
Além de quatro candidatas a deputada federal do PL em SANTA MARIA DA VITÓRIA, o partido lançou mais três estaduais. Confira:
IVAN BARBOSA – foi candidato a vereador na eleição passada obtendo 99 votos; JESSICA ISNER – também disputou o cargo de vereadora e obteve 84 votos; e GREICE MARQUES DE OLIVEIRA – nunca disputou cargo eletivo, e fez sua primeira postagem de campanha também no dia 1° de setembro, e a última no dia 8, mostrando que pode ser mais uma integrante do laranjal do PL no Oeste.
O que levou o PL da Bahia a lançar metade (seis) das candidatas a deputadas federais de uma região que não ultrapassa 60 mil habitantes? A outra metade está concentrada em Salvador (Roberta Roma, Dilia Brandão, Selma Jericó, Edna Santos e Nivia Teixeira) e Lauro de Freitas (Nympha Padilha). Isso comprova que a direção do partido na Bahia implantou um verdadeiro laranjal no Oeste para burlar a Lei Eleitoral.
Tanto João Roma quanto Raissa Soares são sabedores do laranjal do Oeste, a grande prova é que a majoritária não marcou agenda de campanha na região que tem NOVE candidatos (as): SETE em SANTA MARIA DA VITÓRIA e DUAS em SÃO FÉLIX DO CORIBE. Até Jerônimo (que não tem apoio do prefeito) apareceu na cidade no último sábado fazendo campanha, menos Roma e Raissa.
Alguns candidatos do próprio PL inconformados com a direção do partido, como divulgado na coluna “Rapidinhas” do blog Toda Bahia, preparam um dossiê contra Roma com base nessas denúncias divulgadas pelo site TIA CÂNDIA.
Temos provas robustas confirmando a laranjada mineira misturada com a pernambucana que vamos apresentar em juízo.