O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa (ALBA), afirmou nesta sexta-feira (12) que os governos do PT fizeram da Bahia “vergonha nacional”, ao comentar nova pesquisa do IBGE que coloca a Bahia como líder do ranking de desemprego no país.
“Os governos do PT transformaram a Bahia em vergonha nacional. São 16 anos para serem esquecidos. A Bahia precisa reencontrar o caminho do desenvolvimento, levar geração de emprego e renda para o interior, coisa que os governos petistas foram incapazes”, diz o deputado.
Levantamento do IBGE divulgado nesta sexta-feira (13) mostra que a Bahia lidera o ranking de desemprego com taxa de 15,5%, bem superior à média nacional de 9,3%, referente ao segundo trimestre deste ano. A Bahia também teve desempenho ruim nos três primeiros meses de 2022, repetindo uma série negativa que se arrastou desde o final do ano passado.
O cenário na Bahia contrasta com estados que conseguiram, entre o primeiro e segundo trimestre, reduzir o percentual de pessoas que estavam fora do mercado de trabalho, como Tocantins (de 9,3% para 5,5%), Pernambuco (de 17,0% para 13,6%) e Alagoas (14,2% para 11,1%).
“Está claro que é possível reverter esse jogo, mas o PT já mostrou nesses anos que não tem competência administrativa. Eles deixaram a Bahia com os piores indicadores e ainda têm a coragem de pedir o voto da população. Em 2 de outubro, os baianos vão colocar um ponto final nesse desmando elegendo ACM Neto como o próximo governador da Bahia”, projeta Sandro Régis.