O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ao prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho (PSB), que mantenha a vigilância quanto ao uso dos veículos oficiais, zelando pelo cumprimento da finalidade pública e responsabilização por eventuais infrações cometidas, com devido pagamento de multas pelos servidores autores das infrações administrativas de trânsito.
O MP recomendou que o Secretário Leonardo Minho evite utilizar veículos oficiais fora do serviço, especialmente nos finais de semana.
A promotora Hortênsia Gomes Pinho destacou que foi encaminhada ao órgão uma notícia de fato sobre suposta utilização de veículo oficial pelo Secretário Leonardo Minho, com referência a “farras” e de irregularidades no trânsito.
A promotora diz no documento que a conduta notificada deve ser evitada, sob pena de violação aos princípios constitucionais, e justifica que não se reveste de elemento subjetivo mais significativo de violação ao patrimônio público, sem dar causa a prejuízo financeiro efetivo aos cofres da Administração Pública, tratando-se de infração formal.
No mês de maio, imagens do secretário de governo foram compartilhadas durante um momento de lazer, utilizando supostamente um carro oficial. Moradores criticaram duramente Leonardo Minho, que aparece com amigos gritando em direção perigosa na rodovia. Com informações do Madre Sem Média.