No último dia 13, o site Tia Cândia publicou uma matéria falando sobre as instituições de ensino superior particulares avaliadas pelos Ministério da Educação (MEC) que não tiveram notas satisfatórias no IGC (índice Geral de Cursos) no último ciclo de avaliação (Veja aqui). Dentre as instituições está a Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias. A direção da FAC enviou uma nota à imprensa descordando da forma que o MEC avalia as instituições. Confira:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A FAC de Candeias, Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias vem a público se defender da acusação pública acima, usando o direito de resposta que lhe é devido pela legislação brasileira.
Esse é apenas um ataque infame, injusto e com alta dose de desinformação dos instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.
As “piores” faculdades e universidades brasileiras, públicas e privadas, têm nota bem abaixo da nota da Fac.
Para quem não sabe o que veio a público pelo MEC, explicamos.
O MEC tem dois instrumentos de avaliação das instituições brasileiras: um é o ENADE e o outro é a visita de avaliação in loco.
O resultado divulgado pela mídia é o do ENADE, cuja nota do aluno representa 40% do total da nota. Se o aluno comparece ao ENADE na data marcada e apenas assina a prova e a devolve ao fiscal não lhe acontece nada. A legislação não o pune, mas a nota zero vai punir severamente a instituição de ensino. Outros 60% da nota ainda depende do aluno, ao preencher o questionário. Nas perguntas sobre a infraestrutura da instituição e seu corpo docente, o aluno desinformado prejudica bastante a instituição. Alguns, o fazem intencionalmente. Grandes instituições de ensino no Brasil têm enfrentado enormes problemas por causa disso.
A outra avaliação do MEC é a visita in loco. Essa não é divulgada pela mídia. É avaliação feita por mestres e doutores enviados pelo MEC. Nessa a nota dos cursos da FAC está no nível adequado para o MEC.
Portanto, considerando a verdade, a FAC apresenta-se como uma faculdade regularmente instituída, prestando relevantes serviços à comunidade de Candeias e região.
Professora Maria da Conceição Sobral Gomes
Presidente da Mantenedora/Diretora Acadêmica
Discussion about this post