Quem é apaixonado por futebol e torce por um dos gigantes do futebol baiano certamente tem alguma história de BaVi para contar. O maior clássico do estado e um dos mais importantes do país é repleto de rivalidade, belos gols e muita confusão. O comentarista e editor de esportes da Rádio CBN Salvador, Elton Serra, listou as dez maiores tretas da história do clássico.
Entre invasões de torcidas, trocas de socos e ponta pés, Elton conta, por exemplo, o episódio ocorrido no Baianão de 1973. Bahia e Vitória disputavam uma partida na Fonte Nova e o rubro-negro vencia por 1 x 0. Eis que o baixinho Osni, na época jogador do Leão, ajoelhou com a bola na frente do lateral-esquerdo tricolor Romero. O jogador do Bahia puxou o rival pelos cabelos e se iniciou uma briga generalizada. No final, todos foram parar na delegacia.
Em episódio mais recente, durante a final do Campeonato Baiano de 2009, a dupla BaVi empatou em 2 x 2 e o Leão conquistou o título. Atletas das duas equipes trocaram socos e ponta pés no gramado e oito jogadores, sete do Bahia e um do Vitória, foram punidos pelos tribunais.
Como não poderia deixar de ser, a histórica final de 1994 também é lembrada. Naquele ano, o atacante Raudinei entrou para a história do Bahia ao marcar o gol do título quando muitos não mais acreditavam no triunfo tricolor. Disso todos se lembram.
Porém, há quem não se recorde que minutos antes do gol o atacante se envolveu em uma treta das grandes. Depois de dividir uma bola com o volante rubro-negro Dourado, os jogadores dos dois times partiram para uma briga generalizada. A confusão foi tamanha que até a polícia precisou entrar em campo para conter os ânimos.
Assista essas e outras histórias no vídeo a seguir:
Discussion about this post