Com o propósito de promover uma discussão acerca das questões fundamentais ao desenvolvimento urbano local, a Secretaria de Habitação e o Conselho Municipal da Cidade realizaram, nesta quarta-feira (16), a 4ª Conferência da Cidade, na Câmara de Vereadores. Com o tema, “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, o evento contou com a presença do vice-prefeito Bom Jorge.
O pioneirismo de Candeias foi ressaltado durante a abertura do evento, já que a cidade foi a primeira das 417 cidades da Bahia a realizar a sua Conferência, preparando-se antecipadamente para a Conferência Estadual, que será realizada em novembro deste ano. “Trabalhamos duro para que a nossa Conferência fosse não só a primeira, mas também muito proveitosa, trazendo a comunidade para dar a sua contribuição no debate e ajudar a construir uma cidade melhor nos próximos anos”, disse o secretário de Habitação, Edilson Almeida.
Como palestrante, a coordenadora de planejamento habitacional da Sedur, Raquel Mattedi, falou sobre a importância do papel das cidades na sociedade, do ordenamento e controle do solo, do monitoramento e crescimento da cidade, além de apresentar números em relação aos projetos habitacionais na Bahia.
Em seguida, abriu-se espaço para que os participantes pudessem interagir fazendo perguntas aos integrantes da mesa composta pelo vice-prefeito Bom Jorge, o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia e presidente do Conselho Estadual das Cidades, Carlos Martins, o secretário municipal de Habitação e presidente do Conselho Municipal da Cidade, Edilson Almeida, além de representantes de ONG’s, movimentos sociais e da sociedade civil.
Na plateia em discussão, também estavam o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Lessa, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Erivaldo de Azevedo.
Diante das várias funções sociais da cidade que entrou em debate, a mobilidade urbana ganhou destaque na pauta de discussões entre os participantes. O amplo debate desta temática teve a finalidade de garantir o direito fundamental de ir e vir, para tornar a cidade mais humana e acessível a qualquer cidadão.
Também foram eleitos os delegados municipais que participarão da 6ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá de 22 a 25 de novembro deste ano.
Por Ednailza Santos
Discussion about this post