Um evento especial marcará o Dia de Nossa Senhora das Candeias, comemorado em 02 de fevereiro: a abertura da Porta Santa no Santuário. A exemplo da Basílica de São Pedro, Dioceses de todo o mundo abrem as portas de suas catedrais, permitindo que aqueles que não podem ir à Roma, também realizem a sua peregrinação jubilar. A cerimônia começará às 18h30, em Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom João Carlos Petrini.
A abertura da Porta Santa no Santuário Nossa Senhora das Candeias deixará um marco no Santuário, que é o único da Diocese de Camaçari. E por meio da peregrinação até a ela (a Porta Santa) os fiéis poderão receber as indulgências plenárias do Ano Santo da Misericórdia. As pessoas são convidadas a se converterem em seu interior e se reconciliem com Deus, por meio da penitência, da oração, da caridade, dos sacramentos e da peregrinação.
Indulgência plenária
Indulgência é a remissão diante de Deus da pena devida aos pecados, cuja culpa já foi perdoada. Cada vez que alguém se arrepende e se confessa, é perdoado a culpa dos pecados cometidos, mas não a pena. Por exemplo, se alguém mata uma pessoa e se arrepende, depois pede perdão e procura o Sacramento da Penitência, receberá o perdão. Contudo, como repassar o mal cometido que tirou a vida de alguém? Por isso permanece uma pena após o perdão. Essa situação pode ter um indulto, uma indulgência, que a Igreja oferece em certas condições especiais e quando o fiel está bem disposto a buscar a santidade de vida, aproximando-se cada vez mais de Deus.
Para viver e obter a indulgência, os fiéis são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à Porta da Santa. É importante que esse momento esteja unido, em primeiro lugar, ao sacramento da reconciliação e à celebração da Santa Eucaristia, com uma reflexão sobre a misericórdia. Será necessário acompanhar essas celebrações com a profissão de fé e com a oração pelo Papa e pelas intenções que carrega no coração para o bem da Igreja e do mundo inteiro.
“Desejo que o Jubileu seja uma experiência viva da proximidade do Pai, como se quiséssemos sentir pessoalmente a sua ternura (…) Espero que a indulgência jubilar chegue a cada um como uma experiência genuína da misericórdia de Deus, a qual vai ao encontro de todos com o rosto do Pai que acolhe e perdoa, esquecendo completamente o pecado cometido”, Papa Francisco.
Fonte : Pascom – Santuário Nossa Senhora das Candeias
Com informações da Rádio Vaticano
Discussion about this post