Praticar a misericórdia, através do amor ao próximo. Essa foi a proposta feita pelo padre José Carlos Santana, conhecido como Padre Zeca, da Paróquia Santíssimo Sacramento, de Itaparica (BA), na celebração desta sexta-feira (29), sexta noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias 2016. O subtema “As Obras de Misericórdia Espirituais”, levou milhares de fiéis a refletir sobre a busca pelo dom de ajudar e perdoar o próximo, além de demonstrar atitude de se entregar ao amor de Jesus. Outro ponto de reflexão noite foi a importância da Virgem Maria para entender os preceitos da Misericórdia de Deus.
“Estamos no Ano da Misericórdia e nada do que renovar em nós esse desejo de Deus, que é ser misericordioso, ser um ser humano melhor. Se a gente não disser isso para a humanidade, como cristão ou como pessoa, que nós podemos ser um ser humano melhor, que os homens podem amar suas esposas sem precisarem fazer uma segunda ou terceira opção, que as mulheres possam amar seus esposos e que os filhos possam amar seus pais, que no trabalho ser honesto, que na rua podemos olhar as pessoas não com medo ou com raiva, mas olhar com amor, como Jesus fez. Não é fácil fazer o que Jesus fez, mas se deixar Jesus fazer alguma coisa diferente, não vamos mudar o mundo, mas a nós mesmos”, explicou Padre Zeca.
Padre Zeca celebrou pela quinta vez no Novenário. “Estou muito contente. É sempre uma alegria vir a Candeias, ver o entusiasmo deste povo, ver tanta gente envolvida nos trabalhos, isso é muito gratificante”, ressaltou.
Pregação
Baseados no pensamento de Santa Faustina, a pregação citou os benefícios da Misericórdia para a natureza do cristão. “A Misericórdia é pedida por Jesus e não existe uma verdadeira devoção a misericórdia se não por teu intermédio, se não poder escutar o que o Senhor me pede, pede aos homens, assim como o Papa Francisco proclama para nós viver a Misericórdia”, disse.
O padre ressaltou ainda a importância de colocar em prática os ensinamentos da fé. “A devoção a Divina Misericórdia e a prática da obra misericordiosa, quer corporais e espirituais, elas são extremamente importantes para nós. Não basta ter fé, é preciso agir sobre aquilo que a gente recebe da fé. Não basta dizer que ama Jesus, se não olha para os rostos desfigurados. Tudo que nós sentimos é vazio”, afirmou.
O perdão e a disponibilidade de amar ao próximo sem medidas foi um dos pontos falados pelo padre. “Para todos em alguma fase da vida é importante que sempre vai surgir momento de perdoar as injúrias. Mas, Santa Faustina diz: ‘Se o amor é uma flor, a misericórdia sempre vai ser um fruto’. Então, a gente não deve deixar de maneira nenhuma deixar de amar e amar com esse coração segundo o coração de Jesus, é aí que a obra nasce por amor”, refletiu.
Virgem Maria
Fazendo uma referência a passagem do Evangelho que fala sobre as Bodas de Caná, Padre Zeca nos mostra a sensibilidade de Maria para entender os desígnios de Deus. “Ela é tudo de bom. Imagine se Nossa Senhora, quando, por exemplo, ver que os noivos já não tem mais vinho, antecipa a dizer para o filho que eles não tem mais o vinho, imagine que coração é esse. E a mãe nos ensina a fazer o que o filho quer, é mãe de Misericórdia. Nossa Senhora é uma mulher de misericórdia, no intuito de nos ensinar, porque nós não sabemos muita coisa […] Mas a Virgem Maria é um modelo de misericórdia para nós porque ela não teve o que nós temos, o pecado”.
Sétima noite
A sétima noite do Novenário, que acontece neste sábado (30), será celebrada pelo vigário paroquial Frei Nasareno Santos, OFMConv. A celebração terá como subtema: “Que vossa alma se regozije na misericórdia de Deus!”. (Eclesiástico 51:37). Os convidados da noite serão comunidades Nova Brasília, Areia e Sarandi e as Paróquias de São Sebastião do Passé e São Roque, OSCAN e Irmãs Franciscanas e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
PASCOM
Discussion about this post