Professores e representantes das Escolas Municipais de Candeias participaram nesta quarta-feira (9), na Câmara Municipal, do “Prêmio Professor do ano 2015”. As escolhas dos ganhadores foram feitas em 2 etapas, sendo a primeira pelas escolas, obedecendo os critérios estabelecidos e posteriormente pela Secretaria de Educação do Município (SEDUC). A solenidade tem base no projeto idealizado pelo vereador João Cláudio.
O Prêmio tem a finalidade de valorizar os professores das escolas públicas municipais, além de estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com uma aprendizagem de qualidade. Foram premiados professores de cinco níveis escolar: Infantil, fundamental I, fundamental II, Educação de Jovens e Adultos (EJA I) – corresponde ao 1º ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA II) – corresponde ao 2º e 3º anos do ensino fundamental.
O público aguardou a abertura oficial do evento ao som do cantor Carlos Alberto que alegrou a todos com a boa música, Canção da América de Milton Nascimento, sitio do pica pau amarelo de Gilberto Gil, dentre outras.
O Presidente da Câmara, Gil Soares, abriu a sessão especial e pediu um minuto de silêncio em homenagem a educadora Maria José, Criadora da Escola Santa Rita, que faleceu no último domingo (6). Gil Soares também parabenizou o vereador João Cláudio pela iniciativa de valorizar o que se tem de melhor, os professores.
A solenidade contou com as seguintes apresentações: vídeo da música Anjos da Guarda, da cantora Lecí Brandão, que faz uma homenagem aos professores; Coral da escola 14 de agosto – com a música Conquistando o Impossível; grupo de dança da escola Benito Sá; além de depoimentos, em vídeo, das professoras e diretoras premiadas.
A Soldado e Coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) em Candeias, Juliana Kricia foi homenageada pelo brilhante serviço que faz a frente do PROERD, ajudando a afastar as crianças das drogas.
Foram premiadas a professora do ensino infantil, Irací da Conceição Souza – Escola Monteiro Lobato (distrito de Passé), prêmio entregue pelo Vereador Serrinha SS e Vereador João Cláudio; Fundamental I, Maria Antônia Souza – Escola São João Batista (Bairro da Pintanga), Vereador professor Val e representante da PHJ, Junior; Fundamental II, Fabricia dos Santos – Escola Conselheiro Luís Viana (Distrito de Menino Jesus) Vereadores Gil Soares e Fernando Calmon; EJA I, Neuza Santana Santos – Escola Alzira Ferreira ( Bairro: Santo Antonio) Vereador João Cláudio e Secretária de Educação, Rosa Silveira e EJA II, Edileuza Araujo dos Santos – Escola Paulo VI (Bairro Pitanga), prêmio entregue por Major Almeida e professor Val.
A empresa PHL doou um notebook para a escola Benito Sá e Ao fim do evento foram sorteados prêmios entre todos os professores presentes. O vereador João Cláudio agradeceu a todas as empresas e comércio que, procurados por ele e pelo vereador Gil Soares, ajudaram na aquisição dos prêmios.
Para o vereador professor Val se fosse premiar todos os professores nota 10 a câmara não iria caber. “Temos professores que abdicam de suas vidas pela profissão”, completou Val. A Secretária de Educação, Rosa Silveira, disse que os professores têm que ter muito cuidado com as marcas que deixam nos alunos, pois estão ajudando a formar cidadãos.
A mesa diretora foi composta pelo Presidente da Câmara, Gil Soares; O idealizador do projeto, Vereador João Cláudio e pelo Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Vereador professor Val. Foram convidados para compor a mesa a Secretária de Educação do Município, Rosa da Silveira; Major Eduardo Almeida; Subsecretário de Transporte e Transito, Muniz, Diácono Davi, representante da empresa PHL, Fidelis Junior, dentre outros.
Discussion about this post