Durante uma reunião entre o prefeito de São Sebastião do Passé (SSP), Janser Mesquita, e 12 vereadores do município, realizada nesta quinta-feira (08), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o secretário de segurança pública da Bahia, Maurício Barbosa, garantiu que vai reforçar o policiamento, tendo em vista o crescimento da violência, principalmente, do tráfico de drogas na cidade.
“Vou aumentar o efetivo de Policiais Militares (PMs) e fazer operações elaboradas e imediatas no local. Irei recolar alguns PMs de outras unidades para lá. Vou me empenhar para resolver essa questão e poder trazer tranquilidade e a sensação de segurança propriamente dita para a população”, diz o secretário sobre uma das medidas a ser tomada para reduzir a criminalidade em SSP.
No encontro, Mesquita agradeceu pela recepção e pontuou, dentre outros assuntos, a necessidade de ter mais Policiais Civis (PC) trabalhando no processo de investigação dos crimes. “O contingente de servidores da nossa delegacia é pequeno. Precisamos desses profissionais para descobrir as causas dos delitos. Esse estudo é muito importante. Temos que dá um basta nessas situações”, reitera.
Sobre o assunto, Barbosa falou que após a formação de 950 PCs e aproximadamente 1600 PMs, prevista para acontecer em dezembro e em fevereiro, respectivamente, ele “irá disponibilizar os colegas de trabalho para cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), inclusive São Sebastião do Passé”.
O prefeito Janser Mesquita comentou ainda sobre o comprometimento do secretário em avaliar os problemas e desenvolver ações emergenciais. “Depositamos a confiança nele. A Prefeitura já fechou parcerias com a secretaria de segurança pública antes e eu não poderia deixar de tomar essa providência, de me reunir com Maurício e convidar os vereadores, para juntos solucionarmos a questão da criminalidade, que está tirando o sossego dos sebastianenses. Vamos aguardar os resultados”, afirma.
Presente na discussão, os vereadores Zé Carlos Teixeira (Solidariedade) e Joel Machado (PMDB) pediram que o Pelotão da cidade fosse transformado em Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Segundo eles, a alternativa não vai acabar com os crimes, afinal, o país precisa avançar primeiro nas questões sociais e educacionais, mas a implantação da instituição já ajuda a inibir a criminalidade.
De acordo com o secretário, um estudo está sendo feito para personalizar o papel das Companhias Independentes, já que elas também fazem atividades administrativas. “O caso em São Sebastião do Passé agora é promover ações voltadas para apreender drogas e armas e prender criminosos que estão tirando a paz das pessoas”, explica.
Participaram também da reunião o secretário de governo, Roberto Rocha, a representante do Conselho de Segurança Pública do Município, Sônia Rodrigues, os vereadores, Robério Reis (PSDB), Jorge Vasquez (PSC), Silvan dos Santos (PSC), Dernival Silva (PMDB), Marcelino Borges (PT), Pedro dos Santos (DEM), Maria de Araújo (DEM), Gerson Portela (PMDB), Jailson de Carvalho (PDT) e Fábio Argolo (PR).
Discussion about this post