Entre os dias 27 a 29 de abril, São Francisco do Conde vai receber a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Campo e da Floresta. O ônibus é especialmente adaptado para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. A Central de Atendimento à Mulher é através do número 180, disque-denúncia.
A unidade móvel tem função educativa com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha. Nos dias 27 e 28, o atendimento será na Praça do Caípe de Baixo, em frente ao colégio Ana Tourinho. Já no dia 29 de abril, o ônibus estará estacionado próximo ao Estádio Junqueira Ayres, na localidade da Babilônia. Toda a comunidade poderá ser assistida e não apenas as comunidades dos bairros onde o ônibus ficará parado.
Segundo dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, as unidades móveis são ônibus e barcos especialmente adaptados que levam serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência ao campo, floresta e águas. Esses serviços incluem prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramento legal. As unidades também têm função educativa. Já foram entregues 53 unidades móveis.
Centro de Referência – São Francisco do Conde vai ganhar um Centro de Referência de Atenção à Mulher em Situação de Violência. Entre as diretrizes estabelecidas para o trabalho com as mulheres vítimas de violência estão: estratégias para um bom atendimento, acompanhamento e tratamento; inclusão em atividades socioeducativas e no mercado de trabalho; medidas de prevenção e proteção; entre outros aspectos. O centro deverá ser composto por profissionais de diversas áreas, entre elas: serviço social, psicologia, direito e educação. A previsão para que o mesmo comece a funcionar em São Francisco do Conde é no 2º semestre de 2015, em local a ser definido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES). Fonte: Ascom.
Discussion about this post